Carregando agora

O Perigo da Dengue

Imagem do mosquito da dengue aedes-aegypti


A Dengue é uma doença transmitida por um mosquito chamado Aedes Aegypti


Esse inseto pica os seres vivos e em sua picada transmitem o vírus que causa as doenças e essas doenças pode ser a dengue, chikungunha, zika e a febre amarela.
O problema maior é que existem ainda mais três mosquitos perigosos que também transmitem doenças que são: o Anopheles, o Culex Quinquefasciatus e o Haemagogus que infectam com doenças como Malária, febre do rio nilo e outros.
A grande preocupação é que todos esses mosquitos vem do reflexo do desequilíbrio e a falta de cuidados, como muitas coisas indicam o desequilíbrio ecológico, a falta de saneamento e o descuido com vasos de plantas, piscinas e caixas águas abertas.
Esse artigo estou direcionando a população de Itaquera que está em torno de 488.000 mil habitantes segundo o Wikipédia – Subprefeitura de Itaquera, em um estado que até 2022 contava com 44.411.238 milhões de habitantes segundo o IBGE tem um número de internações por suspeita de dengue de 26.684 pessoas em um período de inverno que é incomum para uma doença que inicia na primavera e tem seu pico no verão com 2.297.317 milhões de casos notificados nesse ano de 2023 e 2024 estamos fechando julho e início de agosto de 2024 com 80.716 casos segundo o portal DENGUE.

Sintomadengue_manchas-na-pele O Perigo da Dengue

IMPORTANTE


Preciso relembrar que esse artigo está sendo escrito no inverno e não é comum dengue nesse período mais há casos notificados e muitos que não foram notificados então caso sinta algum sintoma que desconfie sendo um caso de DENGUE vá a um posto de saúde e um médico pode diagnosticar, caso o médico mande você pra casa e ainda assim você acreditar que está com DENGUE vá para outro posto médico, muitas vezes pode não ser nada mais tenha certeza essa doença leva a morte, esse ano foram 105 óbitos só na capital sendo 465 em toda São Paulo segundo a agência Brasil online.

aedes-aegypti-dedetizacao-de-mosquitos O Perigo da Dengue


Precisamos cuidar fazer nossa parte


Entender que são ações contínuas, não é uma questão só de governo, mesmo sabendo que a prefeitura o estado e a federação estão fazendo o que podem nós devemos fazer nossa parte.
Denunciar as casas com piscinas sem moradores para que o estado tome atitude, em sua casa colocar areia no prato das plantas e não deixar objetos que podem acumular água..
Algo que precisamos entender é que somos parte de uma sociedade que convive com pessoas e compõem essa sociedade não temos como ser alheio a algumas doenças que afetam a todos sem preconceito.

anopheles-dedetizacao-de-mosquitos O Perigo da Dengue
Anopheles

Mosquito transmissor da Malária

culex-quinquefasciatus O Perigo da Dengue
Culex famosa Murisoca

Mosquito transmissor da Febre do Nilo

haemagogus O Perigo da Dengue
Haemagogus

Mosquito transmissor da Febre Amarela

A DENGUE E OS SINTOMAS


Os sintomas podem começar com uma febre acima de 40 ºC ou forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náusea, vômitos, manchas vermelhas na pele.
Esses sintomas podem se agravar e pode dar dor abdominal intensa, vômito persistente, respiração ofegante, sangramento de mucosas fadiga, vomitar sangue, desidratação e sensação de boca seca, palidez fraqueza sonolência, e outros.
Em um caso Grave e que pode levar a óbito está relacionado a falta de tratamento que podem se agravar e que talvez não de tempo de tratar porque o tempo de uma febre simples a uma febre hemorrágica é de pouquíssimo tempo de progressão.

Compartilhe esse conteudo: